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O documento Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica, des...

O documento Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica, desenvolvido pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), do Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2019, 2ª ed.), foi desenvolvido em 2013 e revisado em 2019, com o intuito de orientar a inserção do psicólogo nas instituições educacionais, e versa, em seu “Eixo 3”, sobre as possibilidades de atuação da(o) psicóloga(o) na educação básica. Sobre este tema, assinale a alternativa INCORRETA:

A

É função da(o) psicóloga(o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto político-pedagógico da escola, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.

B

A(o) psicóloga(o) pode atuar na formação continuada dos professores, trabalhando conteúdos relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem nas dimensões que constituem os sujeitos, tais como: relações de classe, relações de gênero, sexualidades, relações étnico-raciais, mídias e tecnologias, entre outros, tendo como norte fornecer subsídios que contribuam para o entendimento de como o(a) estudante aprende.

C

No contexto da educação inclusiva, o trabalho da(o) psicóloga(o) se restringe apenas às escolas especiais, realizando anamnese com os responsáveis e avaliação do nível intelectual, elaborando laudos psicológicos e apontando as deficiências do aluno.

D

Uma das possibilidades de atuação da(o) psicóloga(o) nas escolas refere-se ao acompanhamento dos alunos em conselhos de classe, no cotidiano da escola, nas dificuldades que surgem no processo de escolarização, envolvendo as turmas de alunos no sentido de promover orientação em relação a temáticas que circunscrevem o espaço escolar.

E

Em relação à educação inclusiva nas escolas regulares, uma das ações que pode ser desenvolvida pela(o) psicóloga(o) é a mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outros profissionais, visando a auxiliar a equipe de docentes da escola na construção do planejamento educacional para a(o) estudante com deficiência.