René Spitz concentra-se, inicialmente, nos processos constitutivos do psiquismo, a partir da relação do bebê com seu meio ambiente, construindo um modelo teórico e experimental do desenvolvimento infantil que procura integrar diferentes níveis de conhecimento sobre o desenvolvimento biológico a diferentes níveis de desenvolvimento psíquico. Essas etapas revelam distintos organizadores da psique. Assinale as afirmativas corretas acerca desses estágios:
I. O estágio pré-objetal ou o estágio sem objeto: predomina a não diferenciação entre o externo e o interno, entre o eu e o não eu. Isso acontece dentro dos primeiros três meses de vida, em que o bebê é basicamente vocal: a criança tende a repetir os mesmos sons muitas vezes, porque gosta de se ouvir e de distinguir certos sons para certas coisas.
II. O precursor do objeto: acontece quando a criança começa o processo de imitar sons de sua mãe. Inicia-se com o tempo o que é chamado de a resposta sorrindo. Essa resposta ocorre quando a criança reconhece o rosto da mãe e sorri para ela. Isso é significativo porque demonstra que houve uma ligação feita no psiquismo por meio da memória. É nessa fase que Spitz descreve o papel central da imitação e da identificação, até mesmo para preparar as condições da próxima fase do desenvolvimento, que culminaria com a aquisição da linguagem.
III. O objeto libidinal: a partir do período de oito a 15 meses, a criança começa a imitar palavras usadas por sua mãe e “distingue claramente um amigo de um estranho” (Spitz, 1965/1991, p. 111). Essa fase se encerra com o estabelecimento do terceiro organizador psíquico, a aquisição da linguagem.
IV. O estágio operatório formal nessa fase, as crianças apresentam maior capacidade de pensar soluções mentais para problemas reais. As informações que receberam até aqui começam a se conectar num raciocínio mais lógico, que considerava vários aspectos ao mesmo tempo.
I, II e III.
I, II, III e IV.
II, III e IV.
I e IV.
III e IV.