Sobre a Psicologia Social e setores afins do conhecimento, não podemos afirmar:
A Psicologia Social e a Sociologia podem ter, pelo menos um objeto formal distinto, porém existe uma área de interseção bastante nítida em seu objeto material
A Psicologia Social é uma ciência empírica e tudo tem a ver com a Filosofia Social. A Psicologia Social considera um dado específico e, quando especula, o faz em termos de hipóteses empiricamente testáveis assim como a Filosofia Social.
A distinção entre a Psicologia Social e a Antropologia é bem mais nítida, não há dúvidas de que as descobertas antropológicas e as investigações que ensejam fornecem dados valiosos e interessantes para o entendimento do comportamento do indivíduo de diferentes culturas frente aos outros indivíduos.
A definição da Psicologia Social e outros setores da Psicologia é clara, visto que o que identifica uma determinada área da Psicologia é a ênfase posta no estudo de certos fenômenos psicológicos. No caso da Psicologia Social, o que caracteriza é a ênfase colocada na influência dos fatores situacionais dos comportamentos interpessoais.
A Psicologia Social se utiliza do senso comum, mas através da pesquisa científica, vai mais além e permite a sistematização do conhecimento existente e predição de conhecimento novo.