Imagem de fundo

O Projeto Terapêutico Singular é uma forma de organizar os...

O Projeto Terapêutico Singular é uma forma de organizar os processos de trabalho nos serviços de saúde. Parte-se da ideia de que precisamos começar a compreender que a experiência do adoecer não é somente um processo biológico ou orgânico, mas é fundamentalmente uma vivência complexa de mal estar, desconforto, dor ou sofrimento, composta pelas sensações e emoções que percebemos no e através do nosso corpo e pelos vários sentimentos, pelas ideias e conhecimentos produzidos pela ciência, ou divulgadas pela mídia, pelos juízos e opiniões que as pessoas fazem da gente, pelas ideias e valores que nós temos de nós mesmos. Sobre o PTS assinale a alternativa incorreta:


A

Os serviços de saúde precisam trabalhar de forma que os diversos profissionais trabalhem de modo coordenado, multiplicando as forças sinergicamente, complementando as suas especificidades profissionais e havendo uma corresponsabilização por um objetivo comum.


B

Os trabalhos veem sendo realizados com soluções padronizadas, os mesmos procedimentos e ações que eram indicadas para as pessoas sob o mesmo diagnóstico, porque o adoecimento está relacionado a uma série de fatores combinados de um certo modo na vida de cada pessoa, exigindo uma resposta igualmente complexa e diversificada de cuidado.


C

A palavra “Projeto” vem de duas raízes do Latim: pro = para frente, adiante e iacere = jogar, atirar. Então pro-ieto significa "atirar para frente". Usamos essa palavra sempre que pensamos em uma ação futura, um plano a ser realizado, um sonho que almejamos.


D

A palavra “terapêutico” deriva de terapia que vem do grego therapeia = curar, sarar, que derivou de therapon = cuidador, aquele que acompanha, que está presente. Terapêutica é a ação de estar presente no cuidar de alguém.