

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Com base no trecho da cartilha "Orientações aos trabalhadores dos serviços de saúde" (FIOCRUZ, 2020, p. 1 O), a seguir, responda à questão de número 8.
"Os ambientes e processos de trabalho nos quais os profissionais de saúde atuam rotineiramente já apresentam uma elevada carga física e emocional, além de frequentemente desencadear estresse, apesar disso os desafios trazidos pela Covid-19 acentuam essas características. As manifestações de mal-estar não devem ser entendidas desvinculadas deste ambiente e da organização de trabalho. As relações entre o trabalhador e a instituição são foco frequente de tensões e conflitos e, neste momento, isso tende a ser exacerbado. É importante que cada instituição observe as necessidades de suporte aos seus trabalhadores, mas também é importante que cada trabalhador conheça e saiba o que esperar de seu empregador. Nesse sentido, é oportuno identificar intervenções no ambiente e processos de trabalho que possam minimizar os efeitos nocivos do estresse e, ao mesmo tempo, propiciar alívio para o sofrimento psicológico. Tais estratégicas contribuem para a não patologização do trabalhador e culpabilização deste pelo próprio adoecimento 'por não dar conta' ou não ter se 'adaptado' ao trabalho esperado. Dentro do possível, cada trabalhador e equipes têm uma margem de manobra do que é possível fazer, ações simples e eficazes para melhorar a ambiência dos serviços:"
Segundo o documento, durante a pandemia de Covid-19, os trabalhadores e as equipes devem promover ações simples e eficazes para melhor a ambiência dos serviços, o que inclui:
estimular as manifestações de apoio, solidariedade, reconhecimento e apoio mútuo entre a equipe, principalmente quando colegas estiverem afastados por suspeita ou confirmação de Covid-19, bem como quando houver mortes de colegas de equipes ou familiares dos trabalhadores
garantir que apenas aqueles trabalhadores de saúde que estão envolvidos diretamente com os pacientes contaminados ou com suspeita de contaminação por Covid-19 conheçam os protocolos de biossegurança que devem ser plastificados e disponibilizados de forma visível
acatar, sem discussão prévia em equipe, decisões verticais e hierárquicas sobre possíveis reorganizações de tarefas, de modo a alternar atividade de muita pressão, no caso dos corpos em óbito, e baixa pressão, no caso de trabalhos administrativos
expor informações visíveis sobre cuidados psicossociais e saúde mental, ofertados na unidade sanitária, ou outros serviços acessíveis remotamente, propicia que o sofrimento subjetivo se torne mais evidente nas equipes de saúde