Com base na leitura dos artigos “O peso que não aparece na balança: sofrimento psíquico em uma sociedade obesogênica e lipofóbica” de Vianna (2018) e “Compulsão alimentar: uma leitura psicanalítica” segundo Vianna e Novaes, (2019), leia os enunciados abaixo (I a V) e, mais abaixo, escolha a opção correta:
I - A compulsão alimentar é um tipo de Transtorno Alimentar que apresenta largo espectro: desde episódios esporádicos, com baixo comprometimento somático, psíquico e social, até um quadro grave, debilitante.
II - Compulsão alimentar é um sintoma que ocorre em quadros de Transtornos Alimentares, mas pode também ocorrer isoladamente, sem necessariamente caracterizar um diagnóstico de Transtorno Alimentar. É também importante distinguir o que seriam episódios de ‘exagero alimentar’ (muitas vezes socialmente estimulados) de ‘compulsão alimentar’ como formação sintomática.
III - Diminuição significativa nas taxas de desnutrição infantil e acelerado aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade na população mundial é um fenômeno conhecido como transição nutricional. A obesidade é uma doença endócrina, nutricional e metabólica de etiologia multifatorial, mas não é um Transtorno Alimentar.
IV - A obesidade é um Transtorno Alimentar de etiologia multifatorial no qual há comprometimento endócrino, nutricional e metabólico. Tal fenômeno é também conhecido como transição nutricional e remete à problemática da constituição genética e do padrão energético da dieta.
V - A psicanálise, apesar de levar em conta a psicopatologia dos Transtornos Alimentares, sinaliza a importância de se respeitar a singularidade do paciente: a pessoa que sofre de transtornos alimentares não pode ser reduzida a uma categoria psicopatológica, a uma estereotipia, a um clichê. A abordagem psicanalítica pode se apresentar em duas vertentes: uma clássica, com adaptações da psicoterapia analítica no quadro de uma relação dual, e outra, que integre uma série de abordagens multidisciplinares, incluindo demais técnicas e profissionais.
Estão corretos APENAS os enunciados I, III e IV.
Estão corretos APENAS os enunciados I, II, III e V.
Estão corretos APENAS os enunciados I e IV.
Estão corretos APENAS os enunciados II, III, IV e V.
Estão corretos APENAS os enunciados II, III e V.