“O psicodiagnóstico é um dos tipos de avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos, portanto não abrange todas as formas de avaliação psicológica.” (RIGONI; SÁ. In: HUTZ, 2016)
Levando em consideração a assertiva anterior, marque a alternativa CORRETA:
A aplicação de testes e/ou técnicas psicológicas constituem ferramentas essenciais ao trabalho do psicólogo. Os testes psicológicos, especificamente, refinam a capacidade do profissional de captar e compreender indivíduos, grupos e fenômenos, desta forma, constituem uma etapa insubstituível ao processo psicodiagnóstico.
O psicodiagnóstico pode ser entendido como um processo contínuo, que utiliza entrevistas, técnicas e/ou testes psicológicos para compreender as potencialidades e as dificuldades apresentadas pelo avaliando. Ele deve ser realizado ao longo de um processo de tratamento psicológico ou psiquiátrico, visando constantemente coletar dados mais substanciais para a realização do tratamento que pode ser alterado diante de qualquer nova evidência a qualquer momento.
No psicodiagnóstico, após o levantamento e a interpretação dos resultados obtidos, o profissional chega a uma conclusão que deve ser encaminhada ao profissional que a solicitou. Não se deve comunicar os resultados encontrados diretamente ao avaliando, considerando que este pode não compreender os resultados adequadamente e desenvolver quadros ansiosos que, em alguns casos, podem ser graves.
O psicodiagnóstico pode ser realizado em consultórios privados, clínicas psicológicas ou psiquiátricas, instituições, postos de saúde ou hospitais. Dependendo do local poderá haver certa urgência e terá que ser realizado de forma mais breve, pois, a conclusão e a emissão do laudo serão determinantes para a adequação de alguma medicação, alta ou futuro atendimento ambulatorial.