O questionamento sobre o que faz o psicólogo na equipe de Cuidados Paliativos (CP) sustenta a ideia de articulação entre teoria e prática, definindo assim a identidade do psicólogo nesta equipe. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, no que diz respeito a intervenção psicológica em Cuidados Paliativos.
I.A OMS (2007) preconiza que o papel da equipe multiprofissional, sobretudo do assistente social e do psicólogo, é ajudar a família e paciente com os problemas pessoais, sociais de doença e incapacidade, bem como prestar apoio durante a progressão da doença e do processo de luto se o paciente estiver no final da vida.
II.O psicólogo, ao atuar com paciente em CP, acessa suas informações sobre sua saúde, possibilitando através de perguntas diretas sobre os significados de vida e de morte, a elaboração dos momentos chaves que deram significado à vida do mesmo.
III.São amplas as possibilidades de atuação da psicologia no âmbito dos CP, tanto em equipes multidisciplinares como no serviço especializado. A prática da intervenção psicológica por profissionais capacitados para o processo de CP é orientada a maximizar o sofrimento inerente a essa fase da vida, na elaboração das eventuais sequelas emocionais decorrentes deste processo.
Fonte: MELO, A.C., et al. A intervenção psicológica em cuidados paliativos. Revista Eletrônica Psicologia, Saúde e Doenças, v.14, n.3, p.452-469, 2013.
É CORRETO o que se afirma em:
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.