Imagem de fundo

Embora Piaget tenha descrito o estágio operatório-formal como o ápice da realização cog...

1
Q3757359
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Embora Piaget tenha descrito o estágio operatório-formal como o ápice da realização cognitiva, cientistas do desenvolvimento afirmam que as mudanças na cognição se estendem para além daquele estágio (PAPALIA; FELDMAN, 2013). Uma das linhas da teoria e da pesquisa neopiagetiana aborda os níveis mais altos do pensamento reflexivo, ou raciocínio abstrato, enquanto outra linha de investigação, trata do pensamento pós-formal. Assinale a alternativa INCORRETA dentre as afirmativas a seguir:

A

A capacidade para o pensamento reflexivo parece surgir entre as idades de 20 e 25 anos. Antes dessa fase, são as regiões corticais do cérebro que cuidam do pensamento de nível superior totalmente mielinizado.

B

Trabalhos de pesquisa e teóricos a partir da década de 1970 sugerem que o pensamento maduro é mais rico e mais complexo do que Piaget descreveu. Ele é caracterizado pela capacidade de lidar com inconsistência, contradição, imperfeição e tolerância.

C

O estágio superior da cognição adulta, chamado às vezes de pensamento pós-formal, geralmente começa no início da vida adulta, com frequência pela exposição à educação superior.

D

Como o pensamento reflexivo, o pensamento pós-formal geralmente se desenvolve em resposta a eventos e interações que revelam maneiras inusitadas de enxergar as coisas e contestam uma visão simples e polarizada do mundo.

E

Diferentemente dos problemas que Piaget estudou, os dilemas sociais são mais estruturados e, frequentemente, pouco carregados de emoção, de modo que envolvem fenômenos físicos e requerem observação e análise isentas e objetivas, típicas do pensamento pós-formal.