Imagem de fundo

Sobre a história das políticas de saúde do Brasil, analise...

Sobre a história das políticas de saúde do Brasil, analise as sentenças a seguir:


1 - A partir da década de 1950, transformações aconteceram no sistema de proteção à saúde. A economia brasileira era baseada na agricultura, porém, a partir dessa década, com o processo de industrialização, os grandes centros urbanos começaram a se tornar o núcleo dinâmico da economia, resultando em uma classe trabalhadora que carecia ser atendida pelo sistema de saúde.

2 - Em 1976, ocorreu a promoção do Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (Piass), que ampliou serviços de atenção básica à saúde no Nordeste do país e se conformou como a primeira medida de universalização do acesso à saúde.

3 - Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) estabeleceu a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

4 - No ano de 1986, o Ministério da Saúde convocou técnicos, gestores de saúde e usuários para uma discussão aberta sobre a reforma do sistema de saúde, materializando, assim, a VIII Conferência Nacional de Saúde (VIII CNS).


Assinale a alternativa CORRETA.


A

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


E

São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.