Imagem de fundo

A prática de atos infracionais na adolescência e as...

A prática de atos infracionais na adolescência e as condutas judiciais em relação a essa prática são, ainda hoje, muito discutidas e polemizadas, tendo sofrido, ao longo da história das políticas de atendimento às crianças e aos adolescentes, graduais modificações nos vários setores da sociedade. Assinale a alternativa que traduz a perspectiva das políticas públicas atuais, contempladas pelo SINASE (2006).


A

As diretrizes pedagógicas do SINASE consolidam a visão marxista de que os adolescentes vitimizados pela sociedade capitalista precisam ser isolados do convívio social para que possam se recuperar.


B

Os adolescentes autores de atos infracionais que não apresentam um projeto de vida fora da marginalidade não encontram respaldo no SINASE para a defesa de seus direitos, pois não se colocam como cidadãos e protagonistas de suas histórias.


C

A ação do governo e da sociedade não deve ser direcionada exclusivamente para o controle à repressão dessa parcela da população, mas para a garantia de condições de vida com dignidade.


D

Pelas marcas da desigualdade social em sua identidade marginal, o adolescente delinquente não tem recuperação.


E

Cabe ao psicólogo justificar a delinquência juvenil como problema centrado na psicopatologia do indivíduo, em consonância com essa dimensão do imaginário social, que ainda persiste na sociedade brasileira, como legado da nossa herança histórica, cultural e política.