Questões de Concurso de Psicologia em Educação /Escolar - Psicologia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 436425

Concurso SEDUC Técnico em Gestão de Assistência Social - Psicologia 2011

Questão 96

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

Assegura-se a disciplina em sala de aula mediante a elaboração, pelo professor, de plano de aula detalhado, que contemple os objetivos de aprendizagem, os conteúdos e os métodos de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1194678

Concurso Auxiliar de Sala 2019

Questão 33

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Médio

Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de educação infantil:

  • A.

    Possam diferenciar e hierarquizar os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas daqueles que trabalham com as maiores.

  • B.

    Diferenciem as atividade voltadas ao cuidado das atividades voltadas à educação das crianças.

  • C.

    Incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar.

  • D.

    Realizem propostas que possam disciplinar as crianças.

  • E.

    Auxiliem no processo de conformação dos corpos.

Questão de Concurso - 1099697

Concurso Profissional de Atendimento Integrado - Psicólogo 2019

Questão 47

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Em sua obra clássica, História social da criança e da família, Philippe Ariès aponta para o surgimento histórico da representação moderna de infância, ou seja, o sentimento de que a criança possui particularidades distintas do adulto, algo que permanece, em certa medida, até os dias de hoje.

Nesse contexto histórico, a escola surgiu como lugar privilegiado de aprendizagem da criança, separando-a do convívio direto com os adultos. Ao mesmo tempo, ocorreu um “chamado à razão”, para que as famílias passassem a dedicar cuidado e afeição a seus filhos.

Os principais responsáveis por esse movimento foram

  • A. a nobreza e o clero.
  • B. os reformadores católicos e protestantes.
  • C. os pequeno-burgueses ascendentes.
  • D. os homens inovadores da ciência.
  • E. os movimentos coletivos populares.

Questão de Concurso - 953989

Concurso CFP Psicólogo - Área Psicologia Escolar 2017

Questão 5

Instituto Quadrix

Nível Superior

No que diz respeito à relação professor‐aluno e ao processo de aprendizagem, assinale a alternativa correta.

  • A. As dificuldades de aprendizagem podem surgir devido a diferenças entre a linguagem da criança e a oferecida na escola, portanto ensinar explicitamente esses padrões desde cedo deve ser um objetivo da escolarização.
  • B. O aluno muitas vezes não se esforça para entender o que o professor fala em sala de aula porque não valoriza uma cultura que é diferente da sua. Essa resistência está na base de muitas dificuldades da aprendizagem.
  • C. A incompreensão da realidade dos alunos, principalmente na escola pública, dificulta a comunicação do professor com o aluno, assim como o estabelecimento de outras formas de ensinar e aprender.
  • D. Sem aprender a língua‐padrão, é praticamente impossível para a criança se engajar na atividade de leitura e de escrita, sendo essa a principal causa das dificuldades na escola.
  • E. Se a criança consegue ler, o objetivo educacional foi cumprido, independentemente de possíveis falhas que possam haver no processo de compreensão do material escrito.

Questão de Concurso - 953990

Concurso CFP Psicólogo - Área Psicologia Escolar 2017

Questão 6

Instituto Quadrix

Nível Superior

Com relação aos processos de inclusão do aluno com deficiência intelectual, assinale a alternativa incorreta.
  • A. As abordagens à inclusão valorizam as habilidades e os potenciais de estudantes com deficiência.
  • B. O foco não se dá apenas na aprendizagem dos conteúdos, mas na valorização de experiências que fortaleçam o senso de si mesmo e de cidadania.
  • C. O maior objetivo é a socialização, mas as dificuldades cognitivas impedem o ingresso na educação superior.
  • D. Promove a autonomia e a independência nas atividades cotidianas.
  • E. Pode contribuir para o ingresso e a permanência no mercado de trabalho e para a ascensão na carreira.

Questão de Concurso - 953991

Concurso CFP Psicólogo - Área Psicologia Escolar 2017

Questão 7

Instituto Quadrix

Nível Superior

Acerca da avaliação psicológica na educação, assinale a alternativa incorreta.
  • A. No contexto educacional, a avaliação tem como finalidade básica a coleta de informações que sirvam para a tomada de decisões educativas.
  • B. Durante  a  avaliação,  é  importante  contrastar  as  hipóteses  geradas  no  processo  com  as  avaliações  de  outras pessoas que se relacionem com a criança, como,  por exemplo, pais e professores.
  • C. A avalição não deve focar apenas na criança, mas também no próprio processo de intervenção educativa a que se proponha.
  • D. A avaliação pode ser realizada em diferentes momentos da vida escolar da criança e ter diversas finalidades.
  • E. Para que a avaliação psicológica ocorra de forma científica, deve‐se sempre fazer uso de testes que forneçam os parâmetros de desempenho.

Questão de Concurso - 953992

Concurso CFP Psicólogo - Área Psicologia Escolar 2017

Questão 8

Instituto Quadrix

Nível Superior

No que se refere ao uso de novas tecnologias educativas, é correto afirmar que
  • A. a aplicação de novas tecnologias no ensino tenha a vantagem de não exigir a formação dos professores, uma vez que a maioria dos brasileiros tem acesso à Internet e já está familiarizada com os computadores.
  • B. o uso da tecnologia não signifique simplesmente transpor o conteúdo do quadro‐negro para o computador. A metodologia do ensino deve ser pensada junto ao uso do recurso tecnológico.
  • C. utilizar computadores no ensino regular seja bastante recomendado, mas o uso de aparelhos como tablets e smartphones seja desaconselhável por distrair os alunos.
  • D. as tecnologias, apesar de importantes, devam ser utilizadas com cautela. Por exemplo, o uso de jogos pode ser um fator de aumento da dispersão durante as aulas, além de estimular que o aluno se afaste das atividades tradicionais.
  • E. haja um limite para o uso da tecnologia. Disciplinas como português, matemática e ciências são mais facilmente adaptáveis ao uso das tecnologias, mas estas são dificilmente aplicáveis a disciplinas como educação física e artes.

Questão de Concurso - 953994

Concurso CFP Psicólogo - Área Psicologia Escolar 2017

Questão 10

Instituto Quadrix

Nível Superior

Com relação à presença de queixa escolar nos encaminhamentos psicológicos, assinale a alternativa incorreta.
  • A. Pode haver uma confusão por parte do professor quanto a problemas de aprendizagem e a problemas de comportamento, como indisciplina.
  • B. Há uma tendência a encaminhar preventivamente crianças ingressantes no sistema escolar que, quando não cumprem expectativas, podem ser vistas como problemas em potencial.
  • C. Há uma questão de gênero nos encaminhamentos, sendo que os meninos são, em geral, mais encaminhados que as meninas.
  • D. O que se constata, em geral, é a presença de problemas emocionais (devidos à desestruturação familiar que se observa a partir deste século) que causam as dificuldades escolares.
  • E. O uso exclusivo de um modelo psicológico clínico ao atendimento das queixas escolares pode ocultar a presença de influências institucionais e sociais sobre a queixa, isentando a escola.

Questão de Concurso - 953995

Concurso CFP Psicólogo - Área Psicologia Escolar 2017

Questão 11

Instituto Quadrix

Nível Superior

A cada foco de atuação do psicólogo escolar pode corresponder um conjunto de conhecimentos necessários para o fazer da prática. Considerando essa informação, julgue os próximos itens.

I As implicações do fazer pedagógico relacionam‐se aos conhecimentos sobre as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

II Ao envolvimento dos pais na educação dos filhos correspondem as teorias sobre a dinâmica e o desenvolvimento das famílias.

III Às dimensões psicológicas no ensino‐aprendizagem correspondem as teorias dos processos cognitivos e suas alterações.

IV Os sistemas de interações nas escolas estão relacionados às teorias de grupos, papéis e atitudes sociais.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

Questão de Concurso - 953996

Concurso CFP Psicólogo - Área Psicologia Escolar 2017

Questão 12

Instituto Quadrix

Nível Superior

A letra a seguir refere‐se à música Não Foi Cabral da MC Carol.

Em um projeto escolar, não há possibilidade de uso da música acima

  • A. para discutir, na disciplina de história, diferentes versões sobre o descobrimento do Brasil.
  • B. como tema transversal para estimular a pesquisa sobre a situação indígena.
  • C. para iniciar uma discussão sobre história da África, período da escravidão e racismo.
  • D. para discutir, na aula de educação física, história da dança e da música.
  • E. para contrastá‐la, na aula de música, com músicas de qualidade mais elevada.