A psicogênese da língua escrita, estudo desenvolvido por Ana Teberosky e Emília Ferreiro, trouxe novas reflexões sobre a escrita infantil, de uma perspectiva construtivista.
Em relação às contribuições desse estudo, só não é correto afirmar que:
a alfabetização se dá em etapas, sendo que a primeira é quando a criança deve estabelecer as relações entre letras e os sons para que, nas etapas seguintes, possa proceder à compreensão de textos.
quando uma criança escreve uma palavra, da forma como compreende a escrita, está oferecendo ricas informações que precisam ser interpretadas pelo professor para planejar as suas ações de intervenção no processo de alfabetização.
a construção do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento, de forma que a criança, já antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito.
o aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades de ler e escrever, mostrando que a apreensão desses atos linguísticos segue um percurso semelhante àquele que a humanidade percorreu até chegar ao sistema alfabético.