Imagem de fundo

Carl Rogers, no livro Psicoterapia e relações humanas, delimita os fundamentos clínicos...

Carl Rogers, no livro Psicoterapia e relações humanas, delimita os fundamentos clínicos da ACP como uma abordagem psicoterapêutica não-diretiva. Nesse sentido, o conceito de consideração positiva incondicional e de tendência atualizante tomam um dos núcleos desse modelo de terapia. Considerando essas premissas teóricas Rogers traduz em um enunciado o cerne de sua concepção terapêutica. Assinale a alternativa que descreve esse enunciado corretamente.

A

O ser humano tem a capacidade, latente ou manifesta, de compreender-se a si mesmo e de resolver seus problemas de modo suficiente para alcançar a satisfação e eficácia necessárias ao funcionamento adequado.

B

Uma vez atendidas às necessidades fisiológicas do organismo o indivíduo deve ser conduzido por meio da interpretação de suas incongruências para a auto realização.

C

Todos têm a capacidade de desenvolver-se, entretanto o meio e as circunstâncias podem impedir esse desenvolvimento e por esse motivo o terapeuta precisa guiar o indivíduo a reestabelecer essa condição de desenvolvimento.

D

O estado de funcionamento ótimo do indivíduo se dá quando ele e seu organismo estão de tal forma alinhados que suas necessidades e anseios são vivenciados como realmente o são, sem a negação ou a exacerbação, é apenas na congruência do eu que isso se torna possível.

E

O mundo moderno cria inevitavelmente uma incongruência nos indivíduos, reestabelecer a congruência é necessário para proporcionar a pavimentação de um caminho por onde a auto regulação do indivíduo possa se manifestar, para isso o papel do terapeuta é sempre o de suporte.