Questão de concurso
1
Q1164389
Psicologia Psicologia Hospitalar
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFETBAHIA
Prova: CEFETBAHIA - SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Residência em Saúde da Criança e do Adolescente - Área: Psicologia

“Em sua história, a humanização surge, então, como resposta espontânea a um estado de tensão, insatisfação e sofrimento tanto dos profissionais quanto dos pacientes, diante de fatos e fenômenos que configuram o que chamamos de violência institucional na saúde” (RIOS, 2009, p. 256).

Sobre a humanização no contexto hospitalar de assistência à saúde e sua adoção pelo psicólogo e a equipe multiprofissional, é correto afirmar que

A

cabe ao psicólogo liderar a criação e intensificação de práticas humanitárias no hospital, já que se constitui como único profissional oriundo de uma formação em ciências humanas no contexto de trabalho eminentemente biológico.

B

a humanização constitui-se como recurso ímpar de melhoria assistencial, já que a mudança da cultura da instituição hospitalar apresenta-se como uma utopia.

C

a humanização interessa como estratégia pertinente ao estabelecimento de práticas integradas para a melhoria da qualidade da assistência ao paciente na medida em que convoca toda a equipe a frear a cultura de destituição das escolhas do usuário.

D

a humanização está alinhada ao modelo biomédico de cuidado, uma vez que o tecnicismo da prática atual favorece a solidificação dos aspectos humanísticos no cuidado à saúde.

E

a humanização é caracterizada por um entrave entre um trabalho psicoterapêutico efetivo – foco da assistência de qualidade – e o avanço das pesquisas no campo da saúde baseada em evidências.