Segundo Rappaport 1981, a psicologia do desenvolvimento representa uma abordagem que visa à compreensão da criança e adolescente a partir da descrição e exploração das mudanças psicológicas que eles apresentam no decorrer do tempo e como essas podem ser descritas e analisadas. Sendo assim assinale a alternativa ERRADA.
É de interesse da psicologia do desenvolvimento a compreensão das mudanças de comportamento em função dos processos intraindividuais e ambientais.
Tem como objetivo compreender e explicar como é que, a partir de um equipamento inicial (inato), o sujeito vai sofrendo uma série de transformações decorrentes de sua própria maturação (fisiológica, neurológica e psicológica) que em contato com as exigências e respostas do meio (físico e social), levam a emergência desses comportamentos.
É possível compreender os possíveis desvios, desajustes e distúrbios que ocorrem durante o processo de maturação e podem resultar em problemas emocionais (neuroses, psicoses), sociais (delinquência, vícios, etc.), escolares (retenção, evasão, distúrbios de aprendizagem) ou profissionais.
Uma de suas finalidades é ter subsídios do processo normal de desenvolvimento de uma determinada cultura, isto é, conhecimento das capacidades, potencialidades, limitações, ansiedades, angústias apenas de uma faixa etária.