Em o “Nascimento do Hospital”, Michel Foucault problematiza a história do hospital de maneira que seu ponto de vista é sempre retomado em reflexões a respeito da instituição hospitalar. Marque a alternativa que expressa um dos pensamentos desse autor:
O hospital nasceu como uma instituição na qual comumente as pessoas eram levadas para morrer e os cuidados eram exercidos por leigos e religiosos que buscavam à própria salvação.
A partir dos avanços da Medicina, o hospital nasceu como uma instituição destinada a curar e prevenir doenças, unindo os saberes oriundos da teoria dos germes e da virologia às mais modernas tecnologias de combate a enfermidades da época.
Com o auge da Revolução Francesa e difusão dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, os iluministas idealizaram o hospital ao mesmo tempo como instrumento político e assistencial.
O hospital tem sua identidade forjada a partir da Revolução Industrial, momento em que incorpora técnicas de aumento de produtividade e controle disciplinar.
Os primeiros hospitais surgiram há cinco mil anos com os povos sumérios e eram espaços destinados a curandeirismo e práticas místicas, sendo modernizados com o advento da Medicina.