Em “Cinco Lições de Psicanálise”, Freud (1910), apoiado no caso clínico de Anna O., formula sobre a histeria, EXCETO:
Nem sempre é fácil distinguir a histeria de uma grave doença orgânica.
Deve-se esperar que o diagnóstico de histeria, em substituição ao de afecção cerebral orgânica grave, possa melhorar consideravelmente para o doente a perspectiva de um auxílio médico.
Em face das particularidades dos fenômenos histéricos, todo o saber médico e todo o seu preparo em anatomia, fisiologia e patologia deixam-no desamparado.
Os histéricos ficam privados da simpatia do médico, que os acusa de exagero e simulação, e os pune retirando deles seu interesse.
Em seu processo de formação, os sintomas são resíduos de experiências emocionais, e o caráter particular a cada um desses sintomas se explica pela relação com a cena traumática que o causou.