O relacionamento interpessoal é dimensão fundamental da experiência humana, pois confirma a existência do indivíduo. Pacientes que se encontram em condição de terminalidade vivenciam a necessidade de relacionamentos com base na empatia e compaixão. Dessa forma, a comunicação é um elemento fundamental na relação humana e um componente essencial do cuidado ao fim da vida. Sobre este aspecto, assinale a opção INCORRETA.
As informações transmitidas ao paciente devem ser de acordo com suas condições emocionais e deve ser feita de modo progressivo e suportável.
A informação contínua e acessível aos familiares é o elemento essencial que permitirá uma vivência mais serena e tranquila do processo de morrer do doente, sem gerar expectativas que não podem ser atendidas.
Evitar conversar com o doente e com os seus familiares sobre a condição atual é uma forma de poupá-los e minimizar dores e sofrimentos da condição de terminalidade. Nesta situação, a transmissão de um discurso otimista e focado em assuntos diversos e superficiais é uma alternativa de comunicação favorável.
Ao cuidar do paciente em processo de morrer, uma das principais habilidades de comunicação necessária ao profissional é a escuta.