Questão de concurso
1
Q1476553
Psicologia Psicologia em Educação /Escolar
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: AV Moreira -
Prova: AV Moreira - Prefeitura de Jaicos - Prefeitura de Jaicós - Psicólogo

Sassaki (2006, apud Frias, s/d) ao explicar sobre o processo de inclusão/integração educacional situa quatro fases que ocorreram ao longo do desenvolvimento da história da inclusão:


I. Fase de Exclusão: período em que havia pouca preocupação ou atenção especial com as pessoas deficientes ou com necessidades especiais.

II. Fase da Segregação Institucional: neste período, as pessoas com necessidades especiais eram afastadas de suas famílias e recebiam atendimentos em instituições religiosas ou filantrópicas. Foi nessa fase que surgiram as primeiras escolas especiais e centros de reabilitação.

III. Fase da Integração: algumas pessoas com necessidades especiais eram encaminhadas às escolas regulares, classes especiais e salas de recursos, após passarem por testes de inteligência. Os alunos eram preparados para adaptar-se à sociedade.

IV. Fase de Inclusão: todas as pessoas com necessidades especiais devem ser inseridas em classes comuns, sendo que os ambientes físicos e os procedimentos educativos é que devem ser adaptados aos alunos, conforme suas necessidades e especificidades.


Estão CORRETAS:

A

Apenas I, II e III.

B

Apenas I, II e IV.

C

Apenas I, III e IV.

D

Apenas II, III e IV.

E

I, II, III e IV.