Imagem de fundo

Sullivan insistia repetidamente que a personalidade é uma entidade puramente hipotética...

Sullivan insistia repetidamente que a personalidade é uma entidade puramente hipotética, “uma ilusão” que não pode ser observada ou estudada à parte de situações interpessoais. A unidade de estudo é a situação interpessoal, e não a pessoa. A organização da personalidade consiste em eventos interpessoais, ao invés de intrapsíquicos. Sobre suas considerações da personalidade, é INCORRETO afirmar que:

A

Perceber, lembrar, pensar, imaginar e todos os outros processos psicológicos têm um caráter interpessoal.

B

Os sonhos noturnos não podem ser considerados interpessoais, apesar de normalmente refletirem os relacionamentos do sonhador com outras pessoas.

C

A personalidade só se manifesta quando a pessoa está se comportando em relação a um ou mais indivíduos. Estas pessoas não precisam estar presentes; elas podem ser inclusive figuras ilusórias ou inexistentes.

D

A personalidade, embora de status hipotético, é o centro dinâmico de vários processos que ocorrem em uma série de campos interpessoais, o que atribuiu status substantivo a alguns processos, conceituando algumas propriedades, tais como: dinamismos, personificações e processos cognitivos.