A avaliação neuropsicológica (AN) foi definida de diferentes modos na literatura da área. No entanto, algumas características desta já são bem estabelecidas na prática clínica. Quanto às características da AN, assinale a alternativa correta.
Tem por objetivos explorar as razões do desempenho comprometido, compreender a inter-relação entre o desempenho observado e as demandas ambientais e identificar as áreas cognitivas, comportamentais e afetivas preservadas e deficitárias.
Utiliza-se, exclusivamente, de procedimentos e instrumentos padronizados e universais para viabilizar a análise quantitativa de dados objetivos e embasados nas amostras normativas.
A análise qualitativa das respostas às entrevistas estruturadas e aos instrumentos de avaliação neuropsicológica dispensa modelos teóricos e outros modos de determinação de comprometimento cognitivo.
Como os procedimentos de AN são estruturados e normatizados, o neuropsicólogo não deve adotar um referencial teórico para interpretar o comportamento (sintoma) e o relacionar com suas bases neurobiológicas.
A AN possibilita um diagnóstico, correlaciona estrutura anatômica e função e apresenta dados sigilosos que devem ser omitidos na documentação do estado do paciente.