De acordo com o Humaniza SUS, a clínica ampliada deve ser entendida como uma das diretrizes impostas pelos princípios do SUS. A universalidade do acesso, a integralidade da rede de cuidado e a equidade das ofertas em saúde obrigam à modificação dos modelos de atenção e de gestão dos processos de trabalho em saúde. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A clínica ampliada é específica da prática da psicologia e visa a construir vínculos positivos e intervenções clínicas efetivas, centradas na pessoa, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos. Ela trata de uma forma de compreensão do sujeito e de suas necessidades de saúde.
O plano terapêutico singular (PTS) envolve um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, direcionadas a um indivíduo, a uma família ou à coletividade. Tem como objetivo traçar uma estratégia de intervenção para o usuário, contando com os recursos da equipe, do território, da família e do próprio sujeito.
Com relação a outros tipos de sofrimento que possam ser relativos a processos de marginalização, exclusão ou violência, o acolhimento coloca-se na porta de entrada do serviço, como uma prática que requer a postura inclusiva.
O PTS desenvolve-se em quatro momentos: diagnóstico; definição de meta; divisão de responsabilidades; e reavaliação.
No que concerne à psicologia, sublinha-se a importância de se considerar que o trabalho no SUS não pode ser uma mera adaptação de práticas clínicas individuais à rotina desse sistema, mas exige mudanças na maneira como se constrói esse processo de trabalho; no modelo de atendimento aos sujeitos e na postura da psicologia diante de si e inserida em uma equipe multiprofissional.