As pessoas nascem dentro de um átomo social, formado por suas famílias imediatas ou, como Moreno denominou, seus grupos-modelo. O átomo social de uma pessoa é um construto dinâmico que cresce, muda e, muitas vezes, encolhe, à medida que o indivíduo vai vivendo sua vida. Ele é espontâneo, momentâneo e se altera constantemente. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
O átomo social é um mapa das conexões sociométricas em determinada situação. Tele é a corrente de sentimentos que flui entre duas pessoas. Moreno a considerava como a menor unidade de sentimento transmitida de um indivíduo a outro.
Em termos de psicodrama, Moreno (1977) pensava que a tele ocorria quando um indivíduo desempenhava um papel aprendido anteriormente (velho papel) em uma situação nova.
Moreno definiu transferência como um modo de: “compreender na intimidade”, “avaliar” e “sentir” o modo de ser de outra pessoa.
Toda vez que se ingressa em um grupo, leva-se consigo os papéis que se desempenha no átomo social do grupo-modelo; somente as relações de papel funcionais são recriadas nos vários grupos aos quais se pertence ao longo da vida.
A tele é o conhecimento verdadeiro da pessoa com quem se está interagindo no presente momento. O psicodrama impede que os membros do grupo trabalhem as relações télicas e transferenciais para, assim, poder desenvolver novos papéis para lidar com velhas situações.