A ciência psicológica tem vasta produção de teorias no que diz respeito aos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes, sendo necessário consolidar conhecimentos acerca desses processos nos jovens e adultos. As análises recentes acerca desta questão apontam que
as discussões relativas à psicologia do adulto são importantes para orientar o trabalho do psicólogo no âmbito organizacional, haja vista a pouca inserção de jovens e adultos no âmbito escolar e educacional.
as proposições relativas à periodização do desenvolvimento psicológico abrangem até o período da adolescência, inexistindo autores que abordam as características cognitivas, emocionais e sociais dos adultos.
o pensamento do adulto caracteriza-se por ser abstrato, em função da maturação neurológica das capacidades cognitivas, fato que independe do nível de escolarização e das experiências sociais com a cultura letrada.
as lacunas existentes no tocante à psicologia do adulto decorrem da ênfase dada aos determinantes biológicos do desenvolvimento, dificultando a abordagem das características adultas, pois estas são diversificadas em função das experiências de vida.