Imagem de fundo

No campo epistemológico, a disciplina caracteriza-se pelos ramos de conhecimento; já no...

No campo epistemológico, a disciplina caracteriza-se pelos ramos de conhecimento; já no campo pedagógico, disciplina indica as atividades de ensino ou o ensino de uma área de conhecimento, com ênfase em informações isoladas, que dificultam o entendimento do todo, da realidade social. Ou seja, uma estrutura disciplinar aponta para a fragmentação do saber, sendo que a área da saúde se caracteriza pela especialização. Romper com essa fragmentação é buscar um trabalho multidisciplinar ou mesmo interdisciplinar, sendo esse um desafio na área da saúde.

GELBCKE, F. L.; MATOS, E. M.; SALLUM, N. C. Desafios para a integração multiprofissional e interdisciplinar. In: Tempus – acta de saúde coletiva. V. 06, n. 04, pp. 31-39, 2012, com adaptações.


O fragmento de texto apresentado inicia uma importante problematização relativa às dificuldades encontradas para a construção de práticas interdisciplinares. Assinale a alternativa que indica apenas fatores dificultadores para as práticas interdisciplinares em equipes de saúde.

A

Práticas fragmentadas e a lógica da integralidade.

B

Formação profissional disciplinar e gestão horizontalizada dos serviços.

C

Modelos de gestão democrática e a demarcação técnico-disciplinar dos saberes de cada profissão.

D

A lógica da integralidade e a valorização das especializações.

E

Modelos de gestão verticalizados e formação profissional disciplinar.