O contexto da atenção à saúde é, pois, pautado pela complexidade. Está transversalizado pelas construções de cada disciplina e de cada saber – seja popular ou acadêmico – e pela ideia persistente da dificuldade de diálogo entre os diferentes atores envolvidos no processo.
SEVERO, S. B.; SEMINOTTI, N. Integralidade e transdisciplinaridade em equipes multiprofissionais na saúde coletiva. In: Ciências e saúde coletiva. V. 15, n. supl., pp. 1685-1698, 2010, com adaptações.
Tendo em vista o tema do texto, a respeito de elementos atinentes à multi, inter e transdisciplinaridade nas equipes de saúde, assinale a alternativa correta.
A reorientação das práticas em saúde, preconizada pela Política Nacional de Humanização, institui uma lógica de trabalho em equipe pautada unicamente na transdisciplinaridade.
A transdisciplinaridade é um processo linear e consequência do desenvolvimento de equipes multiprofissionais.
A junção de experiências multidisciplinares e interdisciplinares dá origem a práticas transdisciplinares. Essas são o atual modelo de atuação da Estratégia Saúde da Família.
A transdisciplinaridade configura-se como um paradigma complexo, atravessado por características como inteligência analítica, lógica binária e inclusão de valores.
A transdisciplinaridade supõe a possibilidade de não haver prevalência de uma única lógica, mas sim a integração dos saberes, considerando elementos lógicos, ontológicos e complexos.