Fontana, em A importância da psicomotricidade na educação infantil (2012), cita que Wallon, Piaget e Ajuriaguerra iniciaram os estudos da psicomotricidade com pesquisas na área das patologias para, logo após, se aprofundarem nos estudos voltados para o campo do desenvolvimento humano. Considerando essa informação, assinale a alternativa incorreta.
Hoje a psicomotricidade ocupa um lugar de destaque na educação perceptivo-motora, buscando o desenvolvimento global da criança, fazendo com que os profissionais de educação física que atuam nas escolas tenham uma nova perspectiva pedagógica e melhorando a qualidade de sua aula e o processo de ensino-aprendizagem.
A base do processo intelectivo e da aprendizagem da criança está na estrutura da educação psicomotora, em que sua evolução parte do geral para o específico.
A formação das habilidades físicas do indivíduo acontecerá ao longo de sua interação com a família.
A aprendizagem ocorre na vivência do dia a dia, entretanto, a escola, sendo uma instituição social que se apresenta como responsável pela educação sistemática de crianças, jovens e adultos, deve dar clareza e segurança quanto aos objetivos e às atividades propostas
A educação psicomotora auxilia a criança, em sua psicomotricidade, em seus aspectos neurológicos de maturação, em planos rítmicos e espaciais, no plano da palavra e no plano corporal, a adquirir o estágio de perfeição motora até o final da infância, que ocorre entre os sete e os onze anos de idade.