Todo e qualquer conhecimento existe a partir da reflexão, do pensamento de um sujeito sobre um objeto. No entanto, a ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento. Os estudiosos são unânimes em afirmar que existem basicamente quatro tipos de conhecimento: empírico, filosófico, teológico e científico. Levando em consideração as definições dadas por Zanella no livro Metodologia de Pesquisa, considere as seguintes afirmativas:
1. O conhecimento empírico, também chamado de conhecimento prático, popular, vulgar ou de senso comum, refere-se ao estágio mais elementar do conhecimento, baseado em observações sobre a vida diária, fundamentado em experiências vivenciadas e transmitidas de pessoa para pessoa.
2. O conhecimento filosófico compreende os estudos da relação do homem com todo o universo, baseando-se no uso da razão para chegar a conclusões ou hipóteses sobre as coisas.
3. O conhecimento teológico está relacionado com a fé e a crença divina, manifestando-se diante do mistério ou de algo oculto que provoca a vontade de entender aquilo que se desconhece.
4. Conhecimento científico procura conhecer além do fenômeno e resulta de uma investigação metódica e sistemática da realidade, buscando as causas dos fatos e as leis que os regem, caracterizando-se como um conhecimento falível, já que está em constante renovação e construção.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.