Imagem de fundo

“É o medo que nos faz (re)agir, sem pensar, diante de algo percebido como uma ameaça, r...

“É o medo que nos faz (re)agir, sem pensar, diante de algo percebido como uma ameaça, real ou imaginária. Sem ele, por exemplo, os animais não conseguiriam fugir de seus predadores. Para ser eficiente na tarefa de garantir a perpetuação das espécies, esse medo se apresenta, muitas vezes, exacerbado e infundado. Evolutivamente, a estratégia de errar para mais do que para menos parece ser mais eficiente. Ou, como diz o neurologista norte-americano Joseph LeDoux, da Universidade de Nova York, autor de um livro capital sobre as emoções e o cérebro (The Emotional Brain), “é melhor confundir um pedaço de pau com uma cobra do que uma cobra com um pedaço de pau”.

Trecho extraído da reportagem Circuitos do Medo, de Marcos Pivetta. Revista Fapesp, edição 74, abril de 2002. Disponível em: https:// revistapesquisa.fapesp.br/2002/04/01/circuitos-do-medo/.

As reações primitivas de medo nos seres humanos são a resposta fisiológica da ativação e conexão de diversas áreas e circuitos cerebrais. Uma estrutura cerebral, especificamente, atua ativamente neste processo, e também em respostas ligadas à motivação e recompensa. Assinale a alternativa que contém o nome desta estrutura cerebral.

A

Cerebelo

B

Hipocampo

C

Glândula pineal

D

Amígdala

E

Lobo parietal