De acordo com Dimenstein (2001), ao longo dos últimos anos, vem se desenhando no setor saúde, uma nova relação entre Estado e sociedade, em que se torna mais visível a presença de uma diversidade de atores, cada qual com seus interesses e projetos próprios. Essa relação que pode propiciar um maior controle público sobre a assistência que é prestada à população, na medida em que passa a ser sujeito ativo e corresponsável pelos rumos tomados pela saúde pública no país. Isso exige uma nova mentalidade profissional e organizacional, participação e compromisso na busca da qualidade da saúde. Nesse sentido, analise as assertivas que seguem.
I. Ao longo dessa trajetória, o modelo curativo e assistencialista, voltado para o setor dos atendimentos privados, foi se consolidando dentro da categoria dos psicólogos, tornando-se o paradigma hegemônico da profissão.
II. Do ponto de vista do processo de trabalho, entendemos que os psicólogos precisam incorporar uma nova concepção de prática profissional, associada ao processo de cidadanização, de construção de sujeitos com capacidade de ação e de proposição. Isso implica manter o corporativismo, as práticas isoladas e a identidade profissional hegemônica vinculada a do psicoterapeuta.
III. Observamos que a postura do psicólogo que trabalha na saúde coletiva ainda não vem sendo devidamente questionada dentro da própria categoria em termos da sua adequação e efetividade social.
Quais estão corretas?
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.