Ainda de acordo com as Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas/os no CAPS (CFP, 2013), assinale a alternativa INCORRETA.
A partir dos Movimentos da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica, a abordagem dos problemas de saúde se constitui como a base teórica e ideológica de um pensamento médico-social que, ao olhar para o processo saúde-doença, aponta para os problemas estruturais no Brasil.
A Quinta Fase Republicana (1986-período atual) tem como marcos fundamentais: 8ª Conferência Nacional de Saúde (junho/1986); Constituição Federal (1988) e a Luta Antimanicomial.
São prerrogativas do Sistema Único de Saúde (SUS): ser predominantemente público, centralizado, equânime e com a participação e controle da população na implantação das políticas de saúde.
A implementação do regime democrático, possibilitou que, no setor da saúde mental, os trabalhadores se manifestassem junto à sociedade sobre a assistência psiquiátrica brasileira.
O que faz a instituição ser um manicômio são as relações, práticas e lógicas que se estabelecem na assistência prestada aos internos.