A relação terapêutica envolve todos os elementos, sentimentos, pensamentos e atitudes que ocorrem a partir do momento em que se forma uma dupla terapeuta-paciente. Em psicoterapia, além de técnicas especiais de cada escola psicoterapêutica, os fenômenos que ocorrem na relação entre terapeuta e paciente são determinantes para que se consiga atingir os objetivos propostos. Assinale a alternativa incorreta sobre Aliança Terapêutica ou de Trabalho (AT) em psicoterapia.
A AT é composta de três elementos essenciais: (1) desenvolvimento de vínculo pessoal composto de sentimentos positivos recíprocos; (2) acordo sobre os objetivos do tratamento; (3) acordo sobre as tarefas que cabem ao terapeuta e ao paciente no processo psicoterapêutico.
A AT é um elemento determinante e comum a todas as formas de psicoterapia e refere-se ao vínculo estabelecido entre paciente e terapeuta, o qual é fundamental para o trabalho psicoterapêutico.
A técnica é baseada na teoria clínica (e norteada por ela) que referencia o tratamento, enquanto a aliança representa quanto terapeuta e paciente estão conseguindo caminhar juntos no processo terapêutico. Sob esse ponto de vista, é um elemento comum a todas as técnicas psicoterapêuticas.
A AT representa o componente do relacionamento entre o paciente e seu terapeuta impactado pela transferência; corresponde aos elementos da relação real e simbólica que atuam nos objetivos terapêuticos.
A AT diz respeito à parte racional e intencional dos sentimentos do paciente para com seu terapeuta. Para Greenson, a origem da AT está na motivação do paciente para superar sua sensação de desamparo.