O Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) tem como traço essencial o fato de seu desenvolvimento estar ligado a um evento traumático de natureza extrema. Assinale a alternativa correta a respeito desse diagnóstico.
Na última revisão do DSM (DSM-5, de 2013), um novo cluster, mais detalhado, descrevendo sintomas depressivos persistentes de humor, irritabilidade, comportamento descuidado (de risco), autodestruição e agressividade, foi incluído, ressaltando a importância dos sintomas comórbidos de humor e de ansiedade nos casos de TEPT.
O TEPT é diagnosticado se os sintomas persistirem por duas semanas após a ocorrência do trauma e se redundarem em comprometimento social e ocupacional significativos.
Os critérios de TEPT pelo DSM-IV são muito semelhantes aos da CID-10. Entretanto há algumas diferenças importantes entre os dois sistemas. A mais significativa delas diz respeito à ênfase reduzida dada pelo sistema CID-10 aos sintomas de revivescência do trauma.
Estudos de prevalência mostram que o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) está presente em 30 a 50% dos casos de TEPT, sendo essa a comorbidade mais comum.
A hiperestimulação autonômica é outra manifestação dos mecanismos psicológicos através dos quais os pacientes com TEPT se “anestesiam” para escapar do terror, do pânico e do sofrimento intoleráveis acarretados pelos sintomas de revivescência do trauma.