Papalia e Matorell (2022), na obra “Desenvolvimento Humano”, apresenta questões tais quais: Como os bebês aprendem a resolver problemas? Quando a memória se desenvolve? Como explicar as diferenças individuais nas habilidades cognitivas? Podemos prever quanto um bebê será inteligente no futuro? Segundo as autoras, essas questões há muito intrigam os cientistas do desenvolvimento. Nesse contexto, as autoras sinalizam diversas abordagens do desenvolvimento cognitivo dos bebês.
Com base no texto acima, relacione o Bloco 1 com o Bloco 2.
Bloco 1:
1 Abordagem behaviorista
2 Abordagem psicométrica
3 Abordagem piagetiana
4 Abordagem do processamento
5 Abordagem da neurociência cognitiva
6 Abordagem sociocontextual
Bloco 2:
( ) Abordagem que se volta para as mudanças ou estágios na qualidade do funcionamento cognitivo. Ela quer saber como a mente estrutura suas atividades e se adapta ao ambiente.
( ) Abordagem que examina os efeitos dos aspectos ambientais nos processos de aprendizagem, particularmente o papel dos pais e de outros cuidadores.
( ) Abordagem que estuda os mecanismos básicos da aprendizagem. Os behavioristas querem saber como o comportamento muda em resposta à experiência.
( ) Abordagem que busca identificar quais estruturas do cérebro estão envolvidas em aspectos específicos da cognição.
( ) Abordagem que mede as diferenças quantitativas nas habilidades que compõem a inteligência, utilizando testes que indicam ou predizem essas habilidades.
( ) Abordagem que tem como foco a percepção, aprendizagem, memória e resolução de problemas. Seu objetivo é descobrir como as crianças processam as informações do momento em que as recebem até utilizá-las.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
6 – 2 – 1 –5 – 4 –3.
5 – 3 - 1– 6 - 4 – 2.
4 – 2 – 1 – 5 – 6 – 3.
3 – 6 – 1 – 5 – 2 – 4.
2 – 5 – 1– 6 – 3 – 4.