Imagem de fundo

Os quadros depressivos caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, ins...

Os quadros depressivos caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos e cognitivos, relativos à autovaloração, à vontade e à psicomotricidade. A respeito das discussões levantadas quanto as síndromes depressivas por Dalgalarrondo, assinale a alternativa INCORRETA:

A

As síndromes e as reações depressivas surgem com muita frequência após perdas significativas. Apesar de muitas vezes ser desencadeada por perdas, a depressão não é o mesmo que o sentimento normal do luto, mesmo que marcante.

B

A depressão não é tão frequente na infância e na adolescência, em geral é mais observada em meninos do que em meninas. Nessa fase da vida, é comum que os quadros depressivos ocorram associados a comportamentos disruptivos e dificuldades escolares (falta às aulas, impacto no rendimento escolar).

C

No episódio depressivo, evidentes sintomas depressivos (humor deprimido, anedonia, fatigabilidade, diminuição da concentração e da autoestima, ideias de culpa e de inutilidade, distúrbios do sono e do apetite) devem estar presentes por pelo menos duas semanas e não mais que dois anos de forma ininterrupta.

D

O transtorno depressivo persistente e transtorno distímico é uma forma crônica de depressão, muito duradoura (pelo menos dois anos ininterruptos), que pode ser de intensidade leve (distimia) ou de moderada a grave.