A avaliação psicológica infantil possui certas especificidades em comparação com a do adulto. Uma das dimensões que difere entre as duas populações é a referente às emoções. Assinale a alternativa que possui a formulação correta sobre o desenvolvimento emocional infanto-juvenil.
Emoções determinam respostas imediatas para as crianças. A capacidade de regulação infanto-juvenil se refere à capacidade de manejar estados emocionais e ao desenvolvimento de estratégias adequadas. Esse processo é influenciado pelo processo de maturação cerebral.
Crianças não possuem a maturidade necessária para responder a testes que avaliem sua condição socioemocional. Devido à sua impulsividade, deve-se aplicar a técnica de observação lúdica para essa avaliação.
A habilidade regulação emocional possui uma relação ocasional com o comportamento. Ambos devem ser avaliados separadamente.
Diante de um estimulo, a criança utiliza de seus recursos para interpretar sua realidade. A resposta comportamental é anterior a resposta emocional, pois o processo de interpretação tarda a ocorrer.
A avaliação do desenvolvimento emocional infanto-juvenil apresenta poucas contribuições para a identificação precoce de prejuízo na dimensões socioafetiva.