Acerca do estudo das dificuldades de aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA.
As dificuldades de aprendizagem dentro do ambiente escolar sempre foram muito discutidas, mas agora tem-se tornado um assunto ainda mais frequente, em que o professor, a equipe pedagógica e gestão, por vezes, deparam-se com dúvidas de como lidar e intervir de maneira correta.
Segundo Smith e Strick (2001, p. 14), as dificuldades de aprendizagem são “problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar informações”.
A dificuldade de aprendizagem nem sempre está ligada a um baixo desempenho escolar, em algumas disciplinas, mas não significa que será para sempre, pelo contrário, as dificuldades quando intervindas de maneira correta, na maioria dos casos são transitórias.
Aprender é um processo contínuo, amplo e simples, que se inicia desde o nascimento onde, segundo Gómez e Terán (2009, p.31), “a aprendizagem supõe uma construção que ocorre por meio de um processo motor que implica na aquisição de um conhecimento novo”, esse processo nem sempre envolve as relações sociais, apenas o cognitivo.
O contexto escolar é homogêneo, sendo um local de acolhimento a diversidade, então, é incomum que um aluno aprenda com mais facilidade e que outro venha a ter dificuldade em alguma área.