Imagem de fundo

O termo “observar” traz conotações que divergem, de acordo com o fenômeno observado e o...

O termo “observar” traz conotações que divergem, de acordo com o fenômeno observado e o propósito da investigação. A observação é algo inerente ao indivíduo, é a maneira pela qual ele avalia e aprende sobre o mundo ao seu redor. Observar, para o senso comum, pode ser o ato de “olhar cuidadosamente para algo ou alguém”, bem como sinônimo de “examinar”, “analisar” ou “verificar” (FERREIRA, 1988). Enquanto método científico, a observação envolve mais do que o ato de “olhar cuidadosamente”, deve envolver recursos para tornar os registros de observação mais confiáveis e fidedignos ao fenômeno estudado (DANNA; MATTOS, 2006).

Sobre o uso da observação pelo profissional psicólogo, avalie as asserções a seguir.


I - A observação do comportamento é o recurso mais eficaz para identificar diferentes dimensões do comportamento (frequência, duração, desempenho) e avaliar, em situação natural ou ambiente de laboratório, as relações existentes entre o comportamento e certas circunstâncias ambientais, de modo a prevê-las e modificá-las.

II - A observação apresenta pouca funcionalidade enquanto metodologia, por exigir um planejamento prévio, e ela não consegue captar dados confiáveis e corretos da realidade em que as pessoas estão inseridas, por isso seu uso é pouco útil, principalmente para o psicólogo.

III - A observação do comportamento humano, especificamente, é importante para os psicólogos e os pesquisadores, pois serve como um instrumento para a obtenção de dados que melhoram a compreensão sobre o comportamento em investigação.

IV - A observação científica não pode ser utilizada nas práticas clínicas e de pesquisas aplicadas, devendo ser utilizada especificamente para o laboratório, devido à sua incompatibilidade com o ambiente natural, onde foge ao controle que há no laboratório.


Está CORRETO o que se afirma em

A

I, II e III, apenas.

B

I e III, apenas.

C

I, III e IV, apenas.

D

II e IV, apenas.

E

III e IV, apenas.