O pleno entendimento das propriedades periódicas implica saber que a Tabela Periódica é composta por grupos ou famílias (colunas) e períodos ou camadas eletrônicas (linhas), de maneira que todos os elementos de um mesmo grupo possuem o mesmo número de elétrons na última camada enquanto que, em um mesmo período, todos os elementos possuem o mesmo número de camadas eletrônicas. A figura a seguir apresenta a Tabela Periódica de elementos químicos. Baseado na observação da Tabela e no estudo das propriedades periódicas dos elementos, pode-se afirmar que
a carga nuclear efetiva é a carga sofrida por um elétron em um átomo polieletrônico. Os elétrons estão presos a eletrosfera, mas são atraídos pelos elétrons que os protegem da carga nuclear, assim, quando aumenta a distância do núcleo, a blindagem (S) aumenta e a carga nuclear (Z*) diminui.
quanto ao tamanho dos íons ao longo da tabela periódica, os cátions vagam o orbital mais volumoso e são maiores do que os átomos originais e os ânions adicionam elétrons ao orbital mais volumoso e são menores do que os átomos originais
a energia de ionização diminui à medida que descemos em um grupo, isto porque o elétron mais externo é mais facilmente removido ao descermos em um grupo em camadas mais distantes do núcleo atômico, Ao longo do período, a energia de ionização aumenta o valor da carga nuclear efetiva (Z*) aumenta e, consequentemente, fica mais difícil remover um elétron.
o caráter metálico diminui à medida que descemos em um grupo, aumenta ao longo do período e têm energias de ionização em geral, moderadas a altas.