Imagem de fundo

A identificação de um composto orgânico se dá por meio de técnicas instrumentais e ativ...

A identificação de um composto orgânico se dá por meio de técnicas instrumentais e atividades de bancada mais simples. Uma dessas ferramentas é o estudo da solubilidade do composto em solventes, como água destilada, éter dietílico, solução de hidróxido de sódio 5%, solução de bicarbonato de sódio 5%, solução de ácido clorídrico 5% e ácido sulfúrico concentrado.

O esquema a seguir representa um fluxograma de testes de solubilidade utilizado em bancada que fornece informações relevantes sobre a função orgânica e o tipo de cadeia presente na substância.


Disponível em: www.omundodaquimica.com.br/academica/analorg_marcha (modificado). Acesso em: 20 mar. 2022.

Assinale a alternativa em que se encontra o conjunto de substâncias que se enquadram, respectivamente, nos grupos SA, S1, A1, B e I:

A

Ácido etanoico, etilamina, o-clorofenol, benzamida e benzeno.

B

Propanoato de sódio, butanal, m-metilfenol, fenilamina e hexano.

C

Ácido propanoico, propanamida, p-nitrofenol, fenilamina e naftaleno.

D

Ácido heptanoico, metanoato de etila, ácido 2-nitrohexanoico e antraceno.