Ao longo do tempo, vários modelos foram propostos para compreender como era essa estrutura do átomo e quais as suas características. Cada modelo teve uma representação, para que houvesse uma melhor compreensão da conclusão de cada autor. Um dos modelos apresentados a partir das conclusões dos cientistas encontra-se a seguir.
(https://conhecimentocientifico.com/modelos-atomicos-2/.Adaptado)
Esse modelo está de acordo com o seguinte cientista e sua descrição:
Sommerfeld, que interpretou espectros com linhas justapostas constituidas de subcamadas de órbitas elípticas e diferentes momentos angulares.
Thonsom, que chegou à conclusão de que o átomo era divisível e possuía massa positiva e partículas com carga negativa, modelo conhecido como pudim de passas.
Rutherford, que conclui que o átomo era dividido em duas partes, sendo o núcleo atômico e a eletrosfera, modelo atômico conhecido como sistema planetário.
Schrodinger, que definiu que os elétrons não possuem movimentação e posição fixa e estão em constante movimentação ao redor do núcleo.
Bohr, que considerou a existência do núcleo e a distribuição dos elétrons em de órbitas estacionárias determinada pela quantidade de energia que cada partícula.