A teoria do orbital molecular é uma das duas formas complementares de descrever a estrutura eletrônica das moléculas, ao lado da teoria da ligação de valência. O método foi desenvolvido por Friedrich Hund e Robert S. Mulliken e é usado atualmente para a maioria dos cálculos químicos quânticos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Dentro da teoria orbital molecular, todos os orbitais moleculares são formados sempre pela combinação linear de dois orbitais atômicos.
O orbital Homo é orbital molecular não ocupado de mais baixa energia; por essa razão, a sua importância no estudo da espectroscopia molecular.
A combinação linear de orbitais atômicos pode formar orbitais moleculares com diferentes características energéticas e de densidade eletrônica; por exemplo, orbitais antiligantes apresentam planos nodais em regiões interatômicas.
Os orbitais moleculares são formados pela combinação linear de orbitais atômicos; contudo, essa combinação não leva em conta as características energéticas e de simetria de tais orbitais atômicos.
O orbital Lumo é o orbital molecular ocupado de mais alta energia; por isso, a sua importância no estudo e na análise da reatividade química.