Imagem de fundo

O diagrama de fases T × x1 × y1, para uma mistura binária ideal 1 + 2 à pressão constan...

O diagrama de fases T × x1 × y1, para uma mistura binária ideal 1 + 2 à pressão constante de 1 bar, é apresentado na Figura 3.


Figura 3: Diagrama T × x1 × y1 à pressão de 1 bar.



Fonte: Smith; Ness; Abbott, 2007. p. 260.


Sobre o comportamento da mistura binária 1 + 2, no que tange às variações de temperatura, das frações molares e da energia de Gibbs, são feitas as seguintes afirmativas:


I. A uma temperatura abaixo das temperaturas de saturação dos componentes 1 e 2, a mistura existe como um líquido sub-resfriado para qualquer fração molar, evidenciando que a energia de Gibbs do líquido é menor que a do vapor em todo intervalo de composição.

II. A 50°C, a mistura 1 + 2 está em equilíbrio líquido-vapor, se as frações molares de líquido e de vapor correspondem aproximadamente a x1 = 0,38 e y1 = 0,75.

III. A uma temperatura acima das temperaturas de saturação dos componentes 1 e 2, a mistura existe como vapor superaquecido, uma vez que as energias de Gibbs do líquido e do vapor são iguais para todo intervalo de composição.

IV. A curva inferior, identificada como T - x1, corresponde à curva de ponto de orvalho, enquanto a curva superior, identificada como T - y1 corresponde à curva do ponto de bolha.


Estão corretas apenas as afirmativas

A

III e IV.

B

II e IV.

C

I e III.

D

I e II.