A reação entre cobre e ácido nítrico leva à formação do óxido de nitrogênio, que, ao reagir com oxigênio, leva à formação do dióxido de nitrogênio. Quando o excesso de dióxido de nitrogênio é formado no sistema, ocorre a formação de tetróxido de dinitrogênio, como mostrado nas equações químicas a seguir:
3 Cuo (s) + 8 HNO3(aq) → 3 Cu(NO3) 2 (aq) + 2 NO(g) + 4 H2O(l) ____ (1)
2 NO(g) + O2(g) → 2 NO2(g)____ ____ ____ ____ ____ ____ ___ (2)
NO2(g) ⇌ N2O4(g) ____ ____ ____ ____ ____ ____ __ _____ _(3)
Isso posto, considerando um sistema transparente e fechado, o produto NO2(g) apresenta coloração marrom. O produto N2O4(g) é um gás incolor e, quando o sistema é aquecido acima da temperatura ambiente, o sistema apresenta uma coloração marrom (forte). Em relação à equação três, referente à formação do N2O4(g), é correto afirmar que:
Em um sistema adiabático, o aumento da pressão do sistema com um gás inerte desloca o equilíbrio químico na direção da formação dos reagentes.
Em um sistema adiabático, o aumento da temperatura da vizinhança desloca o equilíbrio químico no sentido da formação dos produtos.
O aumento da temperatura do sistema desloca o equilíbrio químico no sentido de formação do produto.
No equilíbrio químico, o sistema apresentará uma coloração incolor.
Em um sistema adiabático, o aumento da pressão do sistema com um gás inerte desloca o equilíbrio químico na direção da formação do produto.