Imagem de fundo

Anterior a 3ª edição do Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018) h...

Anterior a 3ª edição do Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018) havia três tipos de expedientes que se distinguiam mais pela finalidade do que pela forma, por outro lado deve-se considerar no referido Manual que é de interesse tratar do ponto de vista da administração pública federal (BRASIL, 2018). Neste sentido e tendo em vista a edição atual do citado Manual de Redação é correto afirmar que:


A

Sobre os tipos de correspondências indicadas nas edições anteriores do Manual de Redação da Presidência da República existiam três tipos de expedientes que se diferenciavam pela finalidade (objetivo) e pela forma (estruturação, formato). As referidas características foram mantidas na 3ª edição do Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), o que ocorreu foi a atualização da escrita tendo em vista o novo acordo ortográfico previsto no Decreto nº 6.583/2008 e Decreto nº 7.875/2012.

B

De acordo com as edições anteriores a 3ª edição do Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018) havia três tipos de expedientes o memorando, aviso e ofício, com a versão atual do referido Manual foram abolidas essas três tipologias, e foi criado apenas um tipo que traz um formato único chamado de “Circular”.

C

A 3ª edição do Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018) não aboliu os três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando, o que mudou, além dos aspectos ligados ao novo acordo ortográfico (previsto no Decreto nº 6.583/2008 e Decreto nº 7.875/2012) foram as normativas quanto a implementação do seu uso nos sistemas internos das instituições que veio informatizar os procedimentos acadêmicos e administrativos.

D

É correto utilizar o termo ofício e adotar nomenclatura e diagramação únicas que chama-se de “padrão ofício”. Não há mais distinção entre as formas dos expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma.

E

As normativas da 3ª edição do Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018) aboliu os três tipos de expedientes o memorando, aviso e ofício, e institucionalizou o expediente “Circular” inclusive no seu formato informatizado nas repartições públicas federais.