Questões de Concurso sobre Gestão de Projetos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
48 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O processo de planejamento de relações públicas pode ser estruturado, basicamente, em quatro eixos: pesquisa, planejamento dos planos, implementação por meio de ações comunicativas e avaliação.


C
Certo

E
Errado

Serão considerados na elaboração de planos e projetos todos os dados coletados em uma pesquisa de opinião pública, pertinentes ou não às atividades de comunicação ou da organização.


C
Certo

E
Errado

As relações públicas desenvolvem basicamente dois tipos de planejamento: o primeiro, o planejamento de programas e projetos; e o segundo, o plano estratégico, elaborado a partir do primeiro e que vai determinar as ações voltadas para os públicos-alvo.


C
Certo

E
Errado

A terceira etapa consiste na decisão e na fixação da política e das diretrizes de comunicação/relações públicas, ou seja, na definição de objetivos, metas e estratégias.


C
Certo

E
Errado

Na quarta etapa, fazem-se planos de ação, detalhamento de estratégias, escolha de meios de comunicação (planos, programas e projeto), determinação de recursos necessários (financeiros, humanos, físicos, materiais) e orçamento.


C
Certo

E
Errado

Para as ações específicas de relações públicas, como o desenvolvimento de um projeto cultural ou um projeto de responsabilidade social, entre tantos outros, é necessário elaborar um projeto específico. Esse instrumento tem a função de colaborar para a realização da atividade de forma organizada e planejada. A respeito da estruturação de um projeto específico de relações públicas, assinale a opção incorreta.


A

O projeto deve começar pelo título, seguido da identificação das organizações responsáveis pela promoção e realização da atividade proposta, e de uma breve identificação do projeto com a descrição de seu conteúdo.


B

O objetivo do projeto, preferencialmente, deve ser subdividido em geral e específico e deve ser seguido de uma breve justificativa que demonstre as razões, as necessidades e vantagens da realização da atividade.


C

É imprescindível que o projeto identifique e caracterize os públicos que serão atingidos, bem como aponte suas estratégias gerais e a relação de todas as atividades que serão realizadas para que o objetivo seja alcançado.


D

No projeto específico de relações públicas, diferentemente do planejamento global, o cronograma das atividades é substituído por uma descrição detalhada dos recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos.

Considerando as etapas do planejamento de relações públicas e suas interconexões, é INCORRETO afirmar que


A

a pesquisa envolve a identificação e análise da situação, o levantamento de dados, o mapeamento de públicos e a construção de diagnósticos.


B

o planejamento aponta as políticas de comunicação, a definição de objetivos e metas e a proposição de planos, projetos e programas de ação.


C

a implantação abarca a correção de desvios, o controle e monitoramento, a divulgação para o público envolvido e a previsão orçamentária.


D

a avaliação trabalha com o relatório conclusivo, a mensuração de resultados e o estabelecimento de critérios de avaliação.

Na primeira etapa do planejamento, busca-se refletir, com base na análise da situação, sobre os dados disponíveis, classificando-os, ordenando-os e explicando-os.


C
Certo

E
Errado

Sobre projetos de relações públicas com a comunidade, considere as seguintes afirmativas:

1. Devem ser utilizados para minimizar problemas reais causados às pessoas pela ação da organização, com o objetivo exclusivo de minimizar o desgaste na imagem da empresa.

2. A abordagem de comunicação deve propiciar unidade e sintonia entre a organização e a comunidade, cabendo à organização tomar as medidas técnicas e comunicá-las ao público.

3. O desenvolvimento de um projeto de relações públicas com a comunidade requer um redirecionamento metodológico, substituindo a ação unidirecional e autoritária das organizações.

4. É fundamental criar mecanismos que propiciem o diálogo permanente entre a organização e o público, mantendo um relacionamento direto e contínuo entre as partes envolvidas.

5. Do ponto de vista do diálogo entre a organização e o público, a concepção das relações públicas se aproxima do modelo �simétrico de duas mãos de Grunig e Hunt, pois a ênfase está mais no público do que na mídia.

Assinale a alternativa correta.


A

Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras


B

Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras


C

Somente a afirmativa 3 é verdadeira


D

Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras


E

As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras

Quanto a um projeto de relações públicas para determinada organização, considere as afirmativas abaixo:

1. Deverá percorrer as seguintes etapas: pesquisa, briefing, diagnóstico, programas de ação, anteprojeto, projeto final.

2. Deverá buscar resolver todos os problemas de relacionamento da organização com os seus públicos.

3. Não precisa estar de acordo com a política de comunicação social da organização.

4. Deverá proporcionar condições de alcançar resultados esperados e enfocados pelo planejamento estratégico da organização.

5. Deverá ser considerado um trabalho com datas de início e término previamente estabelecidas, com coordenador responsável e resultado final predeterminado.

Assinale a alternativa correta.


A

Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.


B

Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras


C

Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras


D

Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras


E

Somente a afirmativa 1 é verdadeira

As etapas de um processo de planejamento incluem identificação da realidade situacional, análise de dados e construção de um diagnóstico, identificação dos públicos envolvidos, determinação de objetivos e metas, adoção de estratégias, estabelecimento de ações, definição de recursos e avaliação dos resultados.


C

Certo


E

Errado

A construção de um diagnóstico está diretamente relacionada com a fase inicial do planejamento, que consiste no levantamento de informações.


C

Certo


E

Errado

Na análise swot, as oportunidades dizem respeito às variáveis internas da empresa que possibilitam o enfrentamento do cenário competitivo do mercado em que ela está localizada.


C

Certo


E

Errado

Os projetos de relações públicas não são passíveis de avaliação, pois lidam com temas intangíveis, como a construção da imagem corporativa.


C
Certo

E
Errado

A função estratégica do planejamento diz respeito à programação das atividades e não à previsão de eventuais comportamentos e reações dos públicos ante as decisões.


C
Certo

E
Errado

Para a efetiva comunicação, o projeto deve-se ater e ficar centrado nos veículos de comunicação que serão utilizados e não nos processos de inter-relação que deles irão decorrer, pois esse é o lado tangível da comunicação.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado