Imagem de fundo

Analise a situação hipotética II exposta abaixo com atenção para o comportamento profis...

Analise a situação hipotética II exposta abaixo com atenção para o comportamento profissional dos envolvidos.

Artêmis trabalha na PROFIN/UEPB, é extremamente competente, solidário com os colegas e de um carisma incomparável. É bastante amigo de Cícero, que é alcoólatra inveterado. Em uma segunda-feira, Cícero, acometido de uma grande ressaca e com bastante sono, envia errada e inadvertidamente um oficio para uma instituição, fato que gera bastante constrangimento e dissabor à PROFIN, uma vez que se tratava de questão delicada que envolvia sigilo. Artêmis descobre a falha imediatamente e resolve, em nome de sua grande amizade com o colega que estava em apuros, “abafar o caso,” embora desconsiderando os apelos de Cícero que desejava assumir o erro.

Sobre o comportamento de Artêmis, sua atitude se caracteriza

A
como uma das vedações previstas no Código de Ética da profissão de Secretário, que assim prevê no seu Art. 9º, Alínea “a”: usar de amizades, posição e influências obtidas no exercício de suas funções, para conseguir qualquer tipo de favoritismo pessoal ou facilidades, em detrimento de outros profissionais”.
B
como absolutamente normal, já que uma das prerrogativas do Código de Ética da profissão é justamente o espírito de solidariedade no ambiente de trabalho.
C
como uma das vedações previstas no Código de Ética da profissão de Secretário, que assim prevê no seu Art. 9º, Alínea “c”: “ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro, contravenção penal ou infração a este Código de Ética.”.
D
como regular e prevista na lei como razoável e isenta de qualquer repercussão negativa, salvo o encaminhamento de Cícero para tratamento de saúde.
E
não está prevista em nenhuma legislação. Por isso, a decisão deve ser tomada apenas levando-se em conta aspectos subjetivos, isto é, relacionada ao foro íntimo entre os envolvidos.