A avaliação da exposição ocupacional ao calor, conforme preconizada na Norma de Higiene Ocupacional (NHO) no 6, foi atualizada em 2017 pela Fundacentro, subordinada ao então Ministério do Trabalho e Emprego. A respeito dessa norma, assinale alternativa correta.
O plano de aclimatização é elaborado a critério da engenharia de segurança do trabalho em função das condições ambientais individuais e da taxa metabólica relativa à rotina de trabalho.
O trabalhador que tenha se afastado da condição de exposição por mais de sete dias é considerado aclimatizado.
A taxa metabólica de um indivíduo sentado equivale a 100 watts, enquanto a de um indivíduo que executa um trabalho moderado com as mãos é equivalente a 153 watts, segundo Quadro 1 da NHO no 6.
A fórmula para cálculo do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG) é a mesma para ambientes internos e externos com ou sem carga solar direta.
Para caracterizar a exposição ocupacional ao calor, o conjunto de medições deve ser representativo da exposição ocupacional, e a avaliação técnica deve cobrir todas as condições ambientais, considerando um período de amostragem de 60 minutos mediante uma análise em separado das condições térmicas e atividades físicas desenvolvidas pelo trabalhador.