No Gerenciamento de Riscos Ocupacionais estipulado na Norma Regulamentadora no 01 – Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais, a comparação do perfil de exposição ocupacional com valores de referência estabelecidos na Norma Regulamentadora no 09 – Avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos deve ser considerada na gradação da probabilidade de ocorrência das lesões ou agravos à saúde dos trabalhadores. Além do perfil de exposição ocupacional, essa gradação também deve levar em conta outros aspectos, tais como
o estudo comparativo entre possíveis medidas de proteção coletiva e o uso de equipamentos de proteção individual e análise das tarefas cuja execução implique exposição a agentes ambientais.
a descrição dos perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde; identificação das fontes ou circunstâncias; e indicação do grupo de trabalhadores sujeitos aos riscos.
os requisitos estabelecidos em Normas Regulamentadoras; as medidas de prevenção implementadas e as exigências da atividade de trabalho.
o perfil profissiográfico dos trabalhadores potencialmente expostos; grau de efetividade das medidas de proteção adotadas e possibilidades de mudanças na organização do trabalho.
o histórico de afastamentos por problemas de saúde nas atividades analisadas e índice de rotatividade de trabalhadores observado nessas atividades.